Foz do Chapecó Energia realiza reuniões para apresentar o Plano de uso do reservatório da usina

27 de maio de 2019

A partir de segunda-feira, 3, até o dia 14 de junho, a Foz do Chapecó Energia e o Ibama realizam diversas consultas públicas para apresentação do Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno do Reservatório Artificial (Pacuera) da usina hidrelétrica Foz do Chapecó. Ao todo, serão 11 reuniões, sendo seis em municípios do Rio Grande do Sul e cinco em Santa Catarina. Nas consultas públicas, a comunidade poderá conhecer as informações, fazer perguntas sobre o Pacuera e esclarecer dúvidas, tanto com o órgão ambiental quanto com a empresa. 

O Pacuera é um documento que contém o conjunto de regras e orientações para a utilização do reservatório da UHE Foz do Chapecó e do seu entorno. O objetivo do documento é dar diretrizes e normas para o uso do reservatório e da Área de Preservação Permanente (APP), locais possíveis para o acesso ao lago para o lazer ou para a dessedentação animal e áreas públicas utilizadas para o turismo, por exemplo. A elaboração do Plano é uma exigência da Lei Federal nº 12.651/2012 e da resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) n º 302/2002. 

O documento já está à disposição da comunidade em todas as prefeituras dos municípios abrangidos pelo reservatório e em São Carlos; nas unidades do Ibama e do IMA/SC em Chapecó; e no www.fozdochapeco.com.br, no item Socioambiental. 

Transporte

A Foz do Chapecó irá disponibilizar ônibus para fazer o transporte dos moradores até os eventos e no retorno as suas comunidades. Os interessados deverão se cadastrar nos municípios onde residem, por telefone ou diretamente nas prefeituras. Em Rio dos Índios, a lista para o transporte está na Emater.

Confira abaixo as datas e locais das consultas públicas e o itinerário dos ônibus:

Alpestre – consulta será na segunda-feira, 3, às 18h, no Centro Municipal de Cultura. O ônibus sairá às 15h40 da comunidade de Volta Grande e passará no mirante da UHE Foz do Chapecó, na Linha Dom José, comunidade Barra Grande, Linha Encruzilhada Gaúcha, seguindo pela RS-504 até o Centro Municipal de Cultura.

Nonoai – consulta será na terça-feira, 4, às 13h30, na Câmara de Vereadores. Haverá dois ônibus. O primeiro sai às 12h30 da comunidade Tope da Chalana, passa na comunidade Faxinal dos Lopes e se dirige ao evento. O segundo ônibus sai às 12h30 do posto fiscal do Goio-ên, passa na entrada das linhas Bedin e Olhos d’Agua, passa na linha Tope da Serra e segue pela RS-406; para no Posto da Polícia Rodoviária Estadual e vai até o local do evento.

Faxinalzinho – consulta será na quarta-feira, 5, às 18h, no Centro Cultural Achiles Marcon. O ônibus sairá às 16h15 da ponte sobre o arroio Lajeado Grande, na BR-480; passa nas comunidades Faxinal Grande e Tope da Serra, seguindo após até o local da consulta.

Paial e Itá – a consulta será na quinta-feira, 6, às 18h, na Câmara de Vereadores de Paial. O ônibus sairá às 16h, da Prefeitura de Itá, passando pela Linha Fátima, comunidade Santa Cruz; Ponte Preta e seguindo até Paial.

Itatiba do Sul – consulta será na sexta-feira, 7, às 18h, no Auditório Tancredo Neves, junto à Prefeitura. O ônibus sairá às 16h45 da ponte do rio Douradinho, rumo ao evento.

Rio dos Índios – consulta será no sábado, 8, às 9h, na Câmara de Vereadores. Haverá dois ônibus para transporte até o local. O primeiro sairá às 7h45 da ponte sobre o Lajeado Grande, passa pela Linha Saltinho, segue pela comunidade Encruzilhada Bela Vista, passa em Três Pontes e vai até o local do evento. O segundo ônibus sairá às 8h do Porto Caxambu, passa no lajeado da Foice e vai até a Câmara de Vereadores.

Águas de Chapecó e São Carlos – a consulta será dia 10 de junho, na Câmara de Vereadores de Águas de Chapecó. O ônibus sairá às 16h50 da barragem da usina, passa pela Linha Saltinho, pela estação de psicultura, segue pelo asfalto até a comunidade de Nossa Senhora das Graças, deixa os passageiros na Câmara de Vereadores e segue para a igreja da comunidade de Águas de Prata. Sai da igreja às 17h30, passa na Prefeitura de São Carlos e se dirige até o local do evento.

Caxambu do Sul – dia 11 de junho, às 14h, no Salão Comunitário Linha São Felix. O ônibus sairá às 13h da Prefeitura, passa na comunidade Dom José e segue para o local do evento.

Guatambu – dia 12 de junho, às 18h, no auditório da Secretaria de Assistência Social. O ônibus sairá do acesso ao Porto Chalana às 17h.

Chapecó – dia 13 de junho, às 18h, no auditório da Prefeitura. O ônibus sairá às 16h50 da comunidade São José do Capinzal, passa na marina Faé, no Goio-ên e segue pela BR-480, até a prefeitura.

Erval Grande – a consulta será dia 14, 19h, na Câmara de Vereadores. Haverá dois ônibus para transporte até o local. O primeiro sairá às 18h da igreja da linha Porto Goio-ên, segue pela BR-480, passando pela comunidade Tope da Serra. O segundo ônibus sai da comunidade Praia Bonita e passa pelas Linhas Santana e Pinhalzinho, até o local do evento.