Segurança de Barragem - Foz do Chapecó Energia

31 de janeiro de 2019

A usina hidrelétrica Foz do Chapecó encontra-se em total conformidade com a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), que determina o acompanhamento e a avaliação das condições das barragens e estruturas civis associadas ao seu empreendimento, inclusive com acompanhamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).  

A barragem e demais estruturas da Foz do Chapecó foram construídas dentro das mais modernas técnicas de engenharia e estão em plenas condições de operar com segurança, não existindo qualquer anormalidade que comprometa a integridade e a funcionalidade do empreendimento.

Essas estruturas são monitoradas por 379 equipamentos implantados desde a construção, projetados para identificar qualquer mudança de comportamento. As informações desses instrumentos são continuamente registradas em relatórios de inspeção e uma equipe de engenharia avalia rotineiramente os dados e emite relatórios de comportamento. Essas ações permitem que os engenheiros responsáveis tomem decisões de forma preventiva, eficiente e segura.

A Foz do Chapecó Energia conta ainda com um sistema de alerta que é acionado sempre que as vazões vertidas possam trazer impactos abaixo da usina, buscando a segurança da população no entorno. Todos os detalhes de funcionamento desse sistema estão disponíveis no http://www.fozdochapeco.com.br/usina/

A usina hidrelétrica Foz do Chapecó está localizada entre Águas de Chapecó, em Santa Catarina e Alpestre, no Rio Grande do Sul. Possui uma potência instalada de 855 MW, suficiente para abastecer cinco milhões de casas. A barragem da usina tem 598 metros de extensão e 48 metros de altura, construída com a técnica de núcleo asfáltico.