Foz do Chapecó cumpre mais uma etapa do Plano Nacional de Barragens

10/11/2020

A usina hidrelétrica Foz do Chapecó instalou um novo sistema de alerta da barragem. O equipamento é uma exigência da lei nº 12.334, da Política Nacional de Segurança de Barragem, para empreendimentos de todo o Brasil que tenham população próxima ao barramento. O sistema da Foz do Chapecó possui sete sirenes que estão instaladas nos 10 quilômetros abaixo da barragem, nos municípios de Águas de Chapecó e São Carlos, em Santa Catarina, e Alpestre, no Rio Grande do Sul, chamada de Zona de Autossalvamento (ZAS).

Diferente do sistema de alerta de vertimento, que é acionado toda vez que a usina vai liberar água, esse novo sistema será usado exclusivamente em caso de rompimento. “Somos uma das barragens mais seguras do Brasil e garantimos isso por meio de monitoramento constante e equipamentos modernos. Como temos o compromisso de atuar cumprindo à risca a legislação, alcançamos mais essa etapa da lei de Segurança de Barragem”, explica o diretor Otávio Luiz Rennó Grilo.

Testes programados

Para medir até onde o som do sistema chega, a Foz do Chapecó fará testes na terça-feira, 24. Durante todo o dia, serão acionados toques e mensagens, e avaliada a abrangência. O trabalho é acompanhado pela Defesa Civil dos três municípios. Para quem tiver dúvidas sobre o sistema, os testes ou sobre a segurança da barragem da Foz do Chapecó, pode esclarecer pelo telefone ou whats app no (48) 99126.1355; no site da empresa – www.fozdochapeco.com.br, no item Fale Conosco ou com a defesa civil de Águas de Chapecó, São Carlos e Alpestre.